terça-feira, 12 de outubro de 2010

PROJETO MUSEOGRÁFICO
Em 1997, o ex-ministro da Marinha, Mauro César Pereira Rodrigues, teve a idéia de transformar a Ilha Fiscal em Museu, deixando de ser um local de trabalho, como funcionara durante muitos anos.


No interior do castelo, o público tem acesso a um salão, onde a guia mostra uma cópia do quadro “O Último Baile da Ilha Fiscal”, feita por Robson G. C., Rio, 1999. A tela original, de Francisco Aurélio de Figueiredo, pintada em 1905, se encontra, atualmente, no Museu Histórico Nacional, na Praça XV.
O projeto museográfico envolveu diversas ambientações, remontando ao século XIX, como o caso do primeiro salão visitado, onde foram utilizadas réplicas de mobiliário (confeccionado em São João del Rei), tapetes de arraiolo (provenientes de Diamantina), e lustre proveniente do Rio de Janeiro. Na saída, o visitante pode observar um lustre do século XIX, original, confeccionado em bronze e opalinas brancas.
No salão anexo, sob um lustre baccarat, vê-se um grande mesa de jantar, para 12 lugares, devidamente organizada e ornada com prataria, louças e cálices em cristal do século XIX.

O projeto museológico de Roseane Novaes, sob a coordenação geral e textos do Contra-Almirante Max Justo Guedes, inclui em seu circuito as diversas ações da Marinha no país e no exterior:

• AMAZONAS –
Núcleo onde é mostrado, através de maquete, o encontro do Rio Negro e o Solimões. Nessa região, com poucos recursos, a única forma de assistência médica que a população ribeirinha é feita por 6 barcos da Marinha, que também mantém um barco patrulha que policia o local, evitando a pesca predatória na região e o contrabando.

• PANTANAL MATOGROSSENSE –
Núcleo que expõe a riqueza do Pantanal, a exemplo de animais empalhados típicos da região.

• ÚLTIMO BAILE –
Núcleo onde é apresentado um acervo diversificado, com documentações, retrato (óleo sobre tela) do engenheiro Adolpho de J. Vecchio, de 1885, manuscritos, manequins com trajes de época, objeto de cerâmica, entre outras peças.

• ATUAÇÃO DA MARINHA HOJE –
Núcleo didático que conta com miniaturas de navios, como é o caso Navio de Apoio Oceanográfico, que segue uma vez por ano para a Antártida. A guia também explica aos visitantes aspetos importantes do Programa Antártico Brasileiro.

Ao final da visita, a guia leva o grupo para conhecer a parte superior do castelo, onde o visitante pode vislumbrar um pouco da beleza da sala onde foi realizada a troca de bandeiras entre Chile e Brasil.
A sala é ricamente ornada com vitrais vindos da Inglaterra, que retratam de um lado D. Pedro II e, do outro, a Princesa Isabel, ladeados por brasões, além do belíssimo piso, confeccionado em parquet, com diversas madeiras.

Informações sobre o passeio:
Saídas: Espaço Cultural da Marinha
Av. Alfredo Agache s/nº , Praça XV , Centro - RJ
Visitação: de 5ª feira à domingo.
Horários: 13h, 14h30 e 16h.
Venda de ingressos: nos dias do passeio, das 11h às 16h.
Agendamentos para grupos pelos telefones: (21) 2233-9165 ou (21) 3870-6992.
Visitação gratuita No 2º final de semana de cada mês, com distribuição de senhas a partir das 9h, no Espaço Cultural da Marinha.
Não há passeios nas seguintes datas:
• 1º de janeiro;
• Carnaval;
• 6ª feira Santa;
• 2 de novembro;
• 24, 25 e 31 de dezembro.

Bibliografia:www.revistamuseu.com.br/naestrada/naestrada.asp?id=2404

Um comentário:

  1. Olá Douglas,
    Por que Jonathan e Michel não postaram?
    Algumas postagens estão sem referência bibliográfica e algumas fotos sem legendas.
    Também falta o perfil do grupo ou do blog.
    Senti falta do relatório do grupo com suas próprias palavras sobre a visita feita à Ilha Fiscal e as fotos e vídeos feitos por vocês.
    Paz e Bem,
    Renata

    ResponderExcluir